A utilização da energia solar para o agronegócio tem sido cada vez mais tendência devido aos benefícios que proporciona.
Fonte: WEG Solar
Tendo em vista que o custo da energia convencional pode representar uma parte expressiva do gasto total dos produtores rurais, essa ideia é de fato atrativa.
Somente no ano de 2022, a energia elétrica teve aumento de mais de 20%, variando os efeitos também de estado para estado. De modo geral, esse aumento foi amplamente sentido.
Isso causou impactos não somente para o consumidor final, como também para as indústrias e o campo. Por essa razão, torna-se ainda mais importante pensar em alternativas.
Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios de investir na energia solar para o agronegócio e as razões pelas quais essa medida vale a pena.
Vantagens da energia solar para o agronegócio
Muitas são as vantagens da energia solar para o agronegócio. Entre as principais, podemos destacar:
1 – Mais segurança no fornecimento de energia e maior autonomia
O primeiro grande benefício de investir em energia solar para o agronegócio é a maior autonomia na utilização da carga.
Dependendo do sistema de energia utilizado e da localização, muitas fazendas e áreas rurais correm o risco de ficar desabastecidas caso esse fornecimento não seja regular e constantemente apresente falhas.
Uma hora sem luz pode significar muitas perdas de produção. Por isso, nunca é recomendado contar somente com fontes elétricas, especialmente em áreas que ainda não são bem atendidas por ele.
Ao ter a opção de energia solar para o agronegócio, o produtor cria mais autossuficiência energética para a sua fazenda. Não dependendo do método convencional, ele tem mais liberdade e tranquilidade para produzir.
2- Boa relação custo x benefício
A próxima vantagem, bastante relacionada à primeira, é a boa relação custo x benefício que a energia solar oferece para o agronegócio.
Em geral, estimativas indicam que, em um espaço relativamente curto de tempo, entre quatro e seis anos, dependendo do caso, o retorno do investimento já é sentido.
Se levarmos em consideração que a durabilidade dos painéis costuma ultrapassar 25 anos de uso, a economia a longo prazo é enorme.
No caso de não investir, o custo com o plano elétrico continuará existindo nos mesmos patamares ou sempre subindo.
Já ao optar por painéis fotovoltaicos, o produtor tem a certeza de investir em um sistema que, com o tempo, só tenderá a lhe render efeitos, ao contrário dessa realidade, fazendo valer muito a sua aplicação.
3- Mais economia e lucratividade
Em consequência, a economia é outro grande benefício. É por isso que muitos produtores estão migrando as formas de energia da propriedade, pois a economia é imediata.
Um reflexo disso pode ser a possibilidade de aumentar os lucros ou de elevar a competitividade. Com preços menores, por ter custos menores de produção, o empresário do campo consegue posicionar seus produtos de modo mais estratégico e atrativo no mercado.
De acordo com dados divulgados a partir do relatório Global Electricity Review 2022, da consultoria Ember, a fonte eólica e a solar, por exemplo, são de baixo custo, e 50 países agora estão gerando mais de 10% de sua energia a partir de fontes assim.
Conforme informações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o preço da eletricidade na última década subiu 82% – imagine esse efeito por 20 anos! Por aí, dá para se ver o tamanho do impacto positivo de instalar um sistema alternativo.
4- Modernização da fazenda e do campo
Ao trazer modernização para o campo, o produtor também se torna mais competitivo, à frente dos seus concorrentes.
Com o aumento constante das tarifas de energia elétrica, a fazenda que já estiver preparada lidará melhor com os desafios que se apresentarão.
O agricultor que se modernizar, além de seguir as tecnologias mais eficientes, otimiza recursos e deixa de sofrer com os altos custos de métodos convencionais, podendo, assim, poupar para investir ainda mais em inovações.
5- Valorização do agronegócio
Ter um sistema fotovoltaico na fazenda é valorizá-la. Quando negociadas, propriedades que têm essa tecnologia costumam valer bem mais.
Portanto, se for a intenção do empreendedor um dia vender o seu local de trabalho, é interessante abrir possibilidades para isso, esse é um ponto de destaque.
Mesmo que não seja negociado, o agronegócio valorizado pode atrair mais investidores.
6- Otimização no espaço
Para quem tem receios de que a instalação de energia solar possa ocupar espaço demais, hoje em dia, há boas notícias.
Com a otimização do espaço e a possibilidade de construção de estruturas elevadas, esse problema não existe.
Portanto, reorganizar a área é uma vantagem que esse processo também pode agregar.
7- Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável, por fim, é outro ponto que merece destaque quanto ao uso de energia solar para o agronegócio.
É uma forma de trabalhar com energia limpa, ou seja, advinda de uma fonte renovável e gerada sem emissão de poluentes. Com isso, os impactos ao meio ambiente são menores, e o agronegócio cumpre a sua função também de preservar os recursos naturais com mais responsabilidade.
Quando instalados em regiões propícias, os painéis fotovoltaicos podem ser utilizados abundantemente. Assim, o campo preserva, de modo geral, o ambiente em que ele mesmo está inserido, contribuindo para a preservação ecológica.
Gostou de saber quais são as principais vantagens da energia solar para o agronegócio?
Aproveite para solicitar uma proposta para sua empresa ou agronegócio, se você está buscando por uma marca confiável para investir em geração de energia solar ou armazenamento, conheça a NovaBrico, empresa referência em sistemas solares no Brasil.