Sistema Fotovoltaico Flutuante
ADAPTÁVEL A QUALQUER PROJETO, COM INSTALAÇÃO SIMPLES E RÁPIDA
QUAIS AS VANTAGENS DOS FOTOVOLTAICOS FLUTUANTES?
FACILIDADE DE INSTALAÇÃO
- Adaptável a qualquer configuração elétrica e potência;
- Projeto simples e instalação rápida;
- Montagem nas margens do reservatório;
- Todos os materiais podem ser reciclados.
BENEFÍCIOS AMBIENTAIS
- Impactos ambientais positivos ou neutros;
- Conserva e minimiza a evaporação da água, preserva o ecossistema existente;
- Licenciamento ambiental dispensável ou simplificado, com custo baixo;
- Pode melhorar a qualidade da água e reduz a evaporação da água;
- Redução da erosão das barragens do reservatório através da redução das ondas.
CUSTOS ACESSÍVEIS
- Montagem rápida e fácil;
- Baixo custo de operação e manutenção;
- Processo de fabricação simplificada para garantir baixo custo de produção e preços competitivos;
- Produção de energia elevada devido ao efeito de resfriamento natural em painéis e cabos.
- Menor custos de manutenção ao longo do ciclo de vida do sistema fotovoltaico;
ONDE APLICAR OS SISTEMAS FLUTUANTES?
USINAS HIDRELÉTRICAS E PCHs
Uma das grandes vantagens de gerar energia solar em reservatórios de usinas hidrelétricas e em PCHs é aproveitar a infraestrutura já existente de subestação e transmissão para criar um sistema híbrido de geração de eletricidade (solar e hídrico), além de otimizar toda a operação da usina. A instalação de usinas flutuantes em hidrelétricas está alinhada às novas recomendações brasileiras de ampliar o uso de fontes renováveis na fonte geradora. O projeto também contribui na redução de evaporação da água e possui ainda maior relevância em locais que apresentam baixo nível dos reservatórios. Outra vantagem é a maior eficiência dos painéis na geração de energia pelo resfriamento provocado pela proximidade com a água e a aprovação ambiental mais rápida e menos custosa que em solo.
ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA
A geração solar flutuante em uma estação de tratamento de água torna a operação mais rentável à medida em que aumenta a capacidade de oferta hídrica das companhias de saneamento no Brasil, além de estabelecer uma gestão mais sustentável. Outra vantagem é a garantia de fornecimento energético capaz de abastecer a operação da companhia usando a modalidade de Geração Distribuída.
AGRONEGÓCIO E INDUSTRIA DE PESCADOS
Para o agronegócio, a energia solar flutuante tem dupla vantagem: gerar energia com um sistema que traz segurança energética e elevar a capacidade de produção dos empreendimentos agrícolas, com a redução significativa da evaporação em açudes, lagos, represas e reservatórios. Projetos desenvolvidos ao redor do mundo mostram que os flutuantes reduzem em até 70% o nível de evaporação no local, além de não se utilizarem de espaços de terra utilizáveis.
APLICAÇÃO EM ATERROS SANITÁRIOS
A proposta é usar os grandes espaços dos aterros sanitários para a construção de usinas solares com estruturas plásticas, estimulando o tratamento adequado de áreas impactadas e gerando possibilidade de receita acessória nos empreendimentos. A estrutura plástica é indicada para cobrir este tipo de terreno pois possui uma alta resistência contra reagentes químicos corrosivos, além de ser flexível, capaz de compensar o movimento e as oscilações do solo sem necessidade de estaqueamento e fundações. A energia gerada pode servir o uso local ou de consumidores terceiros, já que esses locais estão próximos ou dentro do próprio centro de carga nas cidades.
Instalação rápida
Conte com a agilidade de uma assistência técnica especializada e credenciada, que faz a instalação completa com toda segurança.
Vida útil de longa duração
Uma uma fonte de energia alternativa inteligente e segura, não poluente e renovável.