Sistema Fotovoltaico Flutuante

QUAIS AS VANTAGENS DOS FOTOVOLTAICOS FLUTUANTES?

FACILIDADE DE INSTALAÇÃO

  • Adaptável a qualquer configuração elétrica e potência;
  • Projeto simples e instalação rápida;
  • Montagem nas margens do reservatório;
  • Todos os materiais podem ser reciclados.

BENEFÍCIOS AMBIENTAIS

  • Impactos ambientais positivos ou neutros;
  • Conserva e minimiza a evaporação da água, preserva o ecossistema existente;
  • Licenciamento ambiental dispensável ou simplificado, com custo baixo;
  • Pode melhorar a qualidade da água e reduz a evaporação da água;
  • Redução da erosão das barragens do reservatório através da redução das ondas.

CUSTOS ACESSÍVEIS

  • Montagem rápida e fácil;
  • Baixo custo de operação e manutenção;
  • Processo de fabricação simplificada para garantir baixo custo de produção e preços competitivos;
  • Produção de energia elevada devido ao efeito de resfriamento natural em painéis e cabos.
  • Menor custos de manutenção ao longo do ciclo de vida do sistema fotovoltaico;

ONDE APLICAR OS SISTEMAS FLUTUANTES?

sistema-fotovoltaico-flutuante

USINAS HIDRELÉTRICAS E PCHs

Uma das grandes vantagens de gerar energia solar em reservatórios de usinas hidrelétricas e em PCHs é aproveitar a infraestrutura já existente de subestação e transmissão para criar um sistema híbrido de geração de eletricidade (solar e hídrico), além de otimizar toda a operação da usina. A instalação de usinas flutuantes em hidrelétricas está alinhada às novas recomendações brasileiras de ampliar o uso de fontes renováveis na fonte geradora. O projeto também contribui na redução de evaporação da água e possui ainda maior relevância em locais que apresentam baixo nível dos reservatórios. Outra vantagem é a maior eficiência dos painéis na geração de energia pelo resfriamento provocado pela proximidade com a água e a aprovação ambiental mais rápida e menos custosa que em solo.
Painéis-solares-flutuantes-produzem-até-14-mais-energia-revela-pesquisa

AGRONEGÓCIO E INDUSTRIA DE PESCADOS

Para o agronegócio, a energia solar flutuante tem dupla vantagem: gerar energia com um sistema que traz segurança energética e elevar a capacidade de produção dos empreendimentos agrícolas, com a redução significativa da evaporação em açudes, lagos, represas e reservatórios. Projetos desenvolvidos ao redor do mundo mostram que os flutuantes reduzem em até 70% o nível de evaporação no local, além de não se utilizarem de espaços de terra utilizáveis.
painel flutuante estação

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA

A geração solar flutuante em uma estação de tratamento de água torna a operação mais rentável à medida em que aumenta a capacidade de oferta hídrica das companhias de saneamento no Brasil, além de estabelecer uma gestão mais sustentável. Outra vantagem é a garantia de fornecimento energético capaz de abastecer a operação da companhia usando a modalidade de Geração Distribuída.
painel flutuante aterro

APLICAÇÃO EM ATERROS SANITÁRIOS

A proposta é usar os grandes espaços dos aterros sanitários para a construção de usinas solares com estruturas plásticas, estimulando o tratamento adequado de áreas impactadas e gerando possibilidade de receita acessória nos empreendimentos. A estrutura plástica é indicada para cobrir este tipo de terreno pois possui uma alta resistência contra reagentes químicos corrosivos, além de ser flexível, capaz de compensar o movimento e as oscilações do solo sem necessidade de estaqueamento e fundações. A energia gerada pode servir o uso local ou de consumidores terceiros, já que esses locais estão próximos ou dentro do próprio centro de carga nas cidades.

TAMBÉM PODEM SER APLICADAS EM CAVAS DE MINERAÇÃO, EM CONJUNTO COM SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO, ENTRE OUTRAS POSSIBILIDADES.